Abertura da Sessão:
O senhor presidente, Roger Bruno, saudou a todos presentes e aqueles que acompaharam pelas redes sociais, em seguida pediu que o primeiro secretário, Didi da Mirandela, realizasse a chamada nominal dos vereadores presentes, costando-se número regimental declarou aberta a sessão.
|
Apreciação da Ata da Sessão Anterior:
Foi realizada a leitura da ata da última sessão, realizada no dia 13 de março de 2023. Aprovada por unanimidade.
|
Pequeno Expediente:
Os vereadores Zé Peixinho, Vera Leal, Gilson do Camamum, Sessé e Joãozinho do Salgado fizeram breves comentários sobre suas respectivas indicações, solicitando o apoio dos nobres edis.
|
Grande Expediente:
O vereador Fernandes do Campo do Brito cumprimentou a todos e comentou sobre nota de repúdio que será emitida pelo sindicato em relação a emeda do Projeto de Lei Complementar 1/2023, disse que em nenhum momento os vereadores foram contra os professores, disse que o que está acontecendo é que estão colocando os vereadores e os professores uns contra os outros; falou também que o sindicato precisa apoiar pautas de outros servidores e não apenas dos professores; reiterou que ele é um vereador que defende a causa de todos os servidores, comentou que a Cãmara deveria convidar o presidente do sindicato para prestar esclarecimentos. O vereador Gilson da Camamum enfatizou que "tira o chapéu" para o advogado do SISMUB pela clareza com que transmitiu as informaçãoes em relação ao projeto rejeitado, falou que a rejeição dos vereadores foi buscando o melhor para os professores. A vereadora Vera Leal também comentou sobre o PLC 1/2023, falou sobre a reunião que houve na última sexta-feira, juntamente com membros do sindicato, para tratar deste projeto, destacou que esta foi esclarecedora; falou do sucesso da Conferência Municipal das Cidades realizada na última semana; parabenizou a Copa Rural e a importância desta para o município, principalmente para os jovens; por fim, congratulou o encontro realizado no município com os produtores de leite. A vereadora Sessé saudou a todos, em seguida fez a defesa de sua emenda apresentada na sessão passada, disse que esta não deveria ter sido rejeitada; falou também que ela e nenhum dos vereadores da oposição foram convidados para participar da reunião que tratava-se do PLC 1/2023; também questionou se o que estava em questão era a legalidade da emenda ou se era o autor dela; finalizou dizendo que o que acontece em Banzaê é uma desistimulação das pessoas que querem investir e aperfeiçoar sua carreira. O vereador Zé Peixinho comentou que quem sofre com toda essa polêmica do reajuste do pagamento, são os professores, disse ainda que se a prefeita quisesse isso já teria sido resolvido, nem precisaria de emenda; questionou se houve melhora na merenda escolar do município; pediu melhorias na estrada do Salgado. O vereador Didi da Mirandela elogiou o advogado do sindicato e disse que gostaria que o presidente do SISMUB deveria vir na tribuna falar sobre o que houve na reunião; parabenizou a Copa Rural e solicitou que, não somente no estádio da sede, mas também nos povoados, fossem colocados banheiros químicos nos dias de jogos; parabenizou o vice-prefeito, Adriano da Queimada, pela entrevista concedida à rádio de Euclides da Cunha. O vereador Joãozinho do Salgado agradeceu a colocação de lâmpadas no povoado Salgado e também no Sapé e Tuxás; cobra a melhoria da estrada do Salgado; parabenizou a Copa Rural e solicitou o apoio dos policiais na segurança dos jogos; pediu a construção de banheiros no estádio de futebol do município e finalizou solicitando a criação de uma praça no povoado Salgado.
|
Ordem do Dia:
Em votação as indicações 7/2023, 11/2023, 14/2023, 19/2023 e 20/2023; aprovadas por unanimidade.
|
Explicações Pessoais:
A vereadora Sessé falou que finalmente houve o repasse do município para o Hospital Aristides Maltez; comentou sobre o estado ruim do calçamento da rua Rufino Chuva; cobrou maior apoio do município aos times de futebol da cidade; disse estar a disposição de todos os servidores do município e salientou mais uma vez a entrega das fardas dos alunos. O vereador Fernandes do Campo do Brito parabenizou o público da Copa Rural e sucesso desta; reforçou aos professores o seu empenho e dos demais vereadores para que eles não sejam prejudicados e recebam aquilo que lhes seja de direito e congratulou as conferências realizadas no município. O vereador Didi da Mirandela reforçou que os vereadores querem que a situação dos professores seja resolvida e pede mais uma vez que o presidente do sindicato venha fazer uso da Tribuna Livre para melhores esclarecimentos. O vereador Zé Peixinho pediu que o município realize um novo concurso público, pois há muito tempo que não foi mais realizado; disse que se a polícia manda desligar som na sede do munícipio é porque a prefeita mandou, pois ele nunca viu mandarem desligar som no povoado Queimada Grande e enfatizou seu apoio aos professores. O vereador Joãozinho do Salgado comentou sobre a reunião realizada juntamente com a prefeita Jailma e o SISMUB e falou que o sindicato está bem representado pelo seu advogado, Henrique; encerrou avisando que heverá uma nova reunião no dia 20 de abril e tem certeza que esta situação será resolvida.
|